terça-feira, 24 de abril de 2012

Ele está de volta: José Gualberto oficializa sua pré-candidatura a prefeito pelo PMDB de Santa Maria da Boa Vista


Confira na integra: entrevista concedida pelo empresário e presidente do PMDB de Boa Vista: José Gualberto, a um site de notícias da cidade:

Site O Boavistano - Gualberto você hoje anuncia oficialmente a população boavistana que é pré-candidato a prefeito de Santa Maria?

José Gualberto - Veja bem, acabamos de anunciar na rádio Boa Vista FM, e tenho falado em várias reuniões aqui no âmbito do meu partido e também no âmbito da coligação que estamos formando que a minha pré-candidatura é uma forma de reafirmar o meu compromisso com Santa Maria da Boa Vista, não estamos de forma alguma querendo impor nomes, o PMDB não impõe nomes a ninguém o PMDB tem uma história nesse município, uma história que é respeitável porque a nossa luta começou na oposição em várias eleições, temos uma militante nossa que é uma heroína, a vereadora Lia que por vários anos enfrentou aqui quase sozinha essa luta, e depois nós fomos crescendo pela credibilidade que foi sendo passada e hoje é um partido orgânico, não queremos dizer que somos o único partido organizado aqui, nós temos outros partidos respeitáveis também e que nem sempre estão alinhados conosco.
Nesse alinhamento que estamos construindo agora com vários partidos, é um alinhamento que pretendemos que esteja voltado para o futuro de Boavista, certo? Por que, qual o fato novo? O fato novo é que é inegável que nós vamos ter que tomar posição clara sobre a hidrelétrica que vai ser construída em Santa Maria da Boa Vista, ou que se pretende construir que é em Riacho Seco e que tem um impacto econômico transformador na região, que pode vir para o bem ou para o mau! Se a sociedade boavistana estiver organizada, se estiver sabendo o que quer claramente, e sabendo lutar pelo que quer, nós podemos transformar esse munícipio! Transformar com trabalho num município que nos orgulhe no futuro.
Santa Maria da Boa Vista só aceitará uma hidrelétrica dessa natureza se todo e qualquer cidadão de boavistano poder daqui a 10... 15 anos bater no peito e dizer, eu me orgulho de ter uma hidrelétrica no meu município porque essa hidrelétrica trouxe a transformação, trouxe o desenvolvimento econômico, trouxe desenvolvimento social, e trouxe a credibilidade. Não queremos que Boavista se transforme em Belém de São Francisco, em Itacuruba, em Floresta que foram cidades que morreram com a hidrelétrica. Nós queremos nascer com a hidrelétrica, viver com a hidrelétrica mais com nossas forças, com o nosso trabalho e a nossa capacidade crítica, e pra isso nós temos que ir todos juntos aqui, governo e oposição no futuro trabalhando juntos para que Boavista se transforme.
Site O Boavistano - O Senhor Já tem um posicionamento formado, contra ou a favor à construção da hidrelétrica no nosso município?
José Gualberto - Eu sou favorável à hidrelétrica desde que ela venha para resolver os problemas que foram criados pela de Itaparica e que nos dê condições de construir um novo futuro. Uma hidrelétrica para vir só inundar terra e expulsar os agricultores, essa nós não queremos! Nós vamos lutar para que ela venha para o bem e é possível, certo? Nós temos a hidrelétrica de Itaipu que transformou a região do Paraná em uma região rica e que os cidadãos se orgulham dela, e nós podemos fazer a mesma coisa aqui. Agora o que houve no passado em Itaparica, houve uma omissão! Os chefes políticos se omitiram a população não foi mobilizada, então não foi feito o que era necessário, aqui em Boavista ela virá? Poderá vir! Mas se for resolvendo os nossos problemas de centenas de anos, problemas que cabe ao governo resolver.
Site O Boavistano - O Senhor já tem conversado com os demais partidos para formação de alianças com vistas à uma futura candidatura?
José Gualberto - Nós temos. O PMDB como já disse sempre se preocupou com Boavista, essas preocupações não são de agora, não são preocupações pré-eleitorais, o nosso partido discute continuamente Boavista, participou até pouco menos de um ano atrás do governo de Boavista nos dois mandatos de Leandro Duarte, participou do governo quando eu fui prefeito, eu não governei só eu governei com o PMDB. Então o PMDB tem tradição de governar e tem sentimento crítico, quando o PMDB esteve no governo ele não esteve balançado a cabeça o tempo todo, esteve trabalhando, governado e discutindo com os secretários e com o prefeito as questões de Boavista, nem sempre isso foi público porque não cabe e isso seria antiético, mas o PMDB sempre teve uma postura crítica e nós temos que elogiar essa postura. Eu sou o presidente mais nós temos o vice-presidente Benedito Lacerda que Boavista conhece é um homem sério, correto e que não compactua com o que não está politicamente certo, nem com o que não está eticamente correto.
Então o PMDB não é um partido ausente, não é um partido de vésperas de eleições o PMDB, sempre atuou nesse município, sempre recepcionou governadores quando vêm aqui, senadores, candidatos, nunca foi omisso nem é partido de tá vendendo eleições.
Site O Boavistano - Cidinho Andrade ex-pré-candidato a prefeito do PMDB ao conceder entrevista a este sitio eletrônico, alegou a retirada do seu nome da disputa por não aceitar a imposição do senhor ao se colocar como pré-candidato, disse ainda que o senhor era ausente no município, que não participava dos festejos da padroeira, não comparecia em velórios etc. Qual o seu posicionamento com relação a estas declarações?
José Gualberto - Bom, eu paço metade da minha vida em Santa Maria da Boa Vista, a outra metade é tratando de problemas daqui de Boavista, porque trato de problemas das minhas empresas, certo? E trato de problemas de interesse do município porque eu fui secretário especial do governo de Leandro tratando da questão da hidrelétrica e questões que envolvem os interesses de Boavista quando estou em Recife. Eu sou membro do Comitê Estadual de Desenvolvimento Econômico e Social do governo de Pernambuco, são cinquenta pessoas apenas, eu sou uma delas que representa a região do São Francisco. Eu tenho vindo aqui a sede do município quando é necessário, agora quem quiser me encontrar me encontra morando na zona rural do município, com todas as dificuldades que se tem em morar numa zona rural, eu não me queixo eu mora lá porque quero! Moro na fazenda Milano, é meu endereço eleitoral e meu endereço residencial nessa região, acho que houve uma falha na avaliação do até então companheiro do PMDB.
Quem pode dizer se a minha candidatura é uma imposição são os membros do partido, os nossos inscritos no PMDB, e a população de Boavista, eles é que vão dizer se eu impus ou não! Eu coloquei o meu nome como Cidinho colocou, como outros colocaram, certo? Não tem problema nenhum agora é uma avaliação pessoal e nós temos que respeitar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário