terça-feira, 1 de maio de 2012

Analisando a conjuntura política de Lagoa Grande


Faltam apenas 60 dias para a realização das políticas de aliança e convenções partidárias, onde os partidos deverão escolher seus candidatos a prefeito, vice-prefeito e vereador.

Em Lagoa Grande, apenas duas pré-candidaturas estão confirmadas: uma representada pela prefeita Rose Garziera (PR) e a outra pelo ex-prefeito José Robson (PSB). Em relação à política de aliança, é público e notório que haverá grande mudança na representatividade partidária destas eleições em relação ao pleito anterior (2008).

Vejamos

Nas eleições de 2008, José Robson (PSB) concorreu a eleição com o apoio dos seguintes partidos: PR, PT, PDT, PTB. Já o ex-prefeito Jorge Garziera atualmente filiado ao PR, concorreu pelo PMDB com o apoio dos seguintes partidos: PPS, PSDB, DEM, PP, e PCdoB.

Quadro atual

De acordo com o quadro atual, a prefeita Rose Garziera (PR) deverá concorrer à reeleição com apoio da maioria dos partidos que representam a frente popular em Lagoa Grande, sendo eles: o PR, PTB, PDT, PP, PHS e de acordo com informações de bastidores, do próprio PMDB, que passa também a compor a base aliada do Governo de Eduardo Campos. Enquanto o seu principal concorrente deverá ter o apoio do PT, PSD e PTC os que estariam confirmados publicamente.  

Especulações feitas por dirigentes partidários dão conta que o Governador Eduardo Campos daria exclusividade ao candidato do PSB, o que não passa de especulação, tendo em vista que a pré-candidata Rose Garziera contará com o apoio incondicional do Deputado Federal Inocêncio Oliveira (PR), além do vice-governador João Lira (PDT) e do senador Armando Monteiro (PTB). Levando em consideração que o Governador Eduardo Campos tem um grande respeito pelos seus aliados incluindo a própria pré-candidata, Rose Garziera, seria ingenuidade esperar a vinda de Eduardo para apresentar este ou aquele candidato.

Sendo assim o que vai valer nestas eleições: serão os melhores projetos, e a vontade do povo que é soberano e vai está de olho no comportamento dos candidatos que conseguirem seus registros junto ao TRE, já que a expectativa este ano, é que alguns candidatos sejam barrados em função da Lei da Ficha Lima.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário