Profº. Amaury Carneiro
Em 2012 vimos o estabelecimento da
internet virar mídia de massa: somos 81 milhões de pessoas com 16 ou mais
anos, ou, 77 milhões com seis anos ou mais. A INTERNET É MASSA!
Os investimentos em mídia online
cresceram 32% de Janeiro a Dezembro
de 2011 e mais de 40% no mesmo
período de 2012. O cenário positivo da economia, com o crédito facilitado
impulsionou a compra de computadores, celulares com mais funções e melhores,
isso impulsionou o aumento do acesso à internet.
A internet que em dezembro de 2009
tinha 67,5 milhões de pessoas no Brasil (16 anos e mais) já se consolidou como
uma MÍDIA DE MASSA fechando 2012 com mais de 90 milhões de
pessoas (IBOPE) . Isso vem refletindo nos investimentos em comunicação
online. As empresas cada vez mais procuram a internet como meio de
relacionar-se com seus clientes.
NÚMERO DE USUÁRIOS
Segundo
o Ibope Mídia,
somos 94,2 milhões de internautas
tupiniquins(dezembro de 2012), sendo
o Brasil o 5º país mais conectado. De acordo com a Fecomércio-RJ/Ipsos, o percentual de
brasileiros conectados à internet aumentou de 27% para
48%, entre 2007 e 2011. O principal
local de acesso é a lan house
(31%), seguido da própria casa (27%) e da casa de parente de amigos, com 25%
(abril/2010). O Brasil é o 5º
país com o maior número
CELULARES:
A telefonia móvel atingiu a marca de
205 milhões de celulares em Fevereiro de 2011 (Anatel) para uma população de
190,7 milhões (IBGE). O acesso à internet vem crescendo mesmo em aparelhos do
tipo pré-pago devido aos pacotes de dados que as operadoras vêm oferecendo ao
mercado.A Mídia Digital Interativa cresceu 28% (Jan a Dez/09 x Jan a Dez/10).
Continua sendo a mídia que mais cresce em investimento, número de pessoas e
tempo de acesso.
A Mídia Digital interativa deve
continuar a crescer em 2013, mais acentuadamente nos equipamentos móveis:
celulares e tablets.
Publicidade on-line
A internet se tornou o terceiro
veículo de maior alcance no Brasil, atrás apenas de rádio e TV, 87% dos internautas
utilizam a rede para pesquisar produtos e serviços. Antes de comprar, 90% dos
consumidores ouvem sugestões de pessoas conhecidas, enquanto 70% confiam em
opiniões expressas online.
Em relação à política 77% já
debatem ações de governos nos sites, blogs ou rede sociais, como face
book e twitter.
É a internet cada vez mais próxima da
população, apesar de haver ainda, uma grande desigualdade social em relação ao
mundo digital.
informações
do site to be guarany.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário