terça-feira, 13 de agosto de 2013

Procuradora vê indícios de Cartel em licitações federais

imageDepois de entrar com ação da Justiça para ter acesso aos documentos da Siemens em posse do Cade, a procuradora da República em SP Karen Louise Jeanette Kahn apontou indícios de que o suposto esquema de cartel nas obras do Metrô de São Paulo tenha atuado também em licitações federais envolvendo a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU).
“Há vários contratos (federais) também. Há possíveis outros cartéis em âmbito federal. Aqui estamos falando, via de regra, em cartéis estaduais com efeito na esfera federal, crime de evasão. Envolve recursos da União”, disse Karen.
A procuradora não especificou quais licitações teriam sido fraudadas nem o período em que elas ocorreram – se envolveriam, por exemplo, os governos de Fernando Henrique Cardoso (1995 a 2002), de Luiz Inácio Lula da Silva (2003 a 2010) ou de Dilma Rousseff.
Entre as empresas envolvidas no esquema denunciado pela Siemens, a Alstom é investigada desde 2009. Quanto à alemã, no mês passado executivos firmaram um acordo de leniência com o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) – trocaram documentos e depoimentos por pena reduzida em caso de constatação de cartel. (247)

Nenhum comentário:

Postar um comentário