segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Após pedido de requerimento para ouvir ex-servidora da gestão Rose Garziera, bancada da situação em consenso desiste e vota seguindo a bancada da oposição

100_2890
imagem
Na sessão da última semana da Casa Zeferino Nunes em Lagoa Grande(PE), depois de polemizar a sessão com a denúncia da vereadora da situação Lindacir  Amorim (PT), onde a mesma acusou a ex-servidora Sandra Maria Diniz, da gestão da ex-prefeita Rose Garziera, de usar seu cheque particular para pagar despesas da Vinhuva Fest 2011, uma grande polêmica tomou conta das duas bancadas, situação e oposição.
Diante da grave denúncia da vereadora, foi discutido pela bancada da situação por colocar em votação requerimento onde aprovado, estaria sendo convocada a ex-servidora Sandra Maria Diniz para dar explicações na tribuna do fato supostamente ocorrido.
Cópias de dois cheque particulares da ex-servidora nos valores de R$   33.780,00 (Trinta e Três Mil Setecentos e Oitenta Reais) e outro no valor de R$ 31.800,00 (Trinta e Um Mil e Oitocentos Reais), foram apresentados endossados pelo ex-secretário de governo Jorge Roberto Garziera como pagamento a empresa de eventos Nilson Produções.
Tendo a maioria na câmara, consequentemente o requerimento facilmente seria aprovado, após uma longa discussão em torno do assunto, a bancada da oposição já havia se pronunciado contrária ao requerimento.
Sobrando a bola para a bancada da situação, após um reanalise e consequências do requerimento pelos edis, um acordo em comum foi feito pela bancada da situação
Acompanhe alguns trechos de discursos dos vereadores e suas justificativas após o requerimento pronto para entrar em votação:
Vamos fazer o seguinte: vamos chamar a Sandra Diniz pra vim aqui, explicar aqui, vamos chamar…tá bom assim? vamos chamar a Sandra Diniz pra ela vim aqui no microfone, vamos convocar ela pra vim aqui explicar”, disse o presidente Dotor de Iolanda.
Após a bancada da oposição ter se pronunciado contra, a bancada da situação de imediato se propôs a seguir o voto da oposição, uma decisão que até então não era esperada pela bancada da oposição, isso devido o acirramento em torno do assunto para que se fosse colocado em votação o requerimento e de certo se daria aprovada a  convocação da ex-servidora Sandra Diniz e o responsável pela empresa Nilson Produções para darem explicações sobre os respectivos cheques.
Para o líder da bancada da oposição, vereador Josafá, indignado ele considerou o assunto pessoal e classificou a atitude da vereadora Lindacir como incoerente por se tratar de cheque de terceiro, Josafá chegou a questionar se seria perseguição oato da vereadora Lindacir. Ainda segundo Josafá, o fato não diz respeito a câmara e que os vereadores teriam assuntos mais interessantes para serem discutidos naquela casa.
Uma atitude de recuo em consenso em últimos instantes, a própria bancada da situação decidiu seguir o voto da oposição, que seria contra ao requerimento para convocação da ex-servidora, uma atitude como sendo inesperada para a oposição em sua minoria na casa dando por encerrado o assunto.
Após ler o artigo 222 do regimento da casa, o presidente destacou os procedimentos do requerimento sendo aprovado em relação uma convocação expedida mediante oficio que é assinado pelo presidente em nome do legislativo marcando dia e hora do comparecimento do convocado,
Para o decano Erasmo Farias, que explicou o procedimento de um requerimento para ser aprovado, onde não pode haver exigência de cem por cento dos votos e que para ele não  haveria a necessidade do referido requerimento devido a cidade ser pequena e logo em seguida haveria repercussão e que na sua opinião não haveria necessidade naquele momento de tal requerimento se necessário fosse, colocaria na próxima sessão.
Em meio a polêmica de votação do requerimento, o decano Erasmo Farias ainda chegou a brincar em descontração e arrancou risos dizendo:
Eu tô vendo que o pedido desse requerimento deixou vereadores aqui com quedas de nervos.”
Uma atitude de recuo em consenso, a própria bancada da situação decidiu seguir o voto da oposição, que seria contra ao requerimento para convocação da ex-servidora, uma atitude como sendo inesperada para a oposição em sua minoria na casa, dando por encerrado o assunto relativo a convocação da ex-servidora Sandra Maria Diniz e o produtor de eventos Nilson Produções. (Com informações do Blog Lagoa Grande Noticia)

Nenhum comentário:

Postar um comentário