quarta-feira, 11 de abril de 2012

Agricultores de Malhada Real em Lagoa Grande comemoram seis anos de conquista da terra com produção em alta




Os Agricultores da comunidade de Malhada Real interior de Lagoa Grande – PE no Sertão do São Francisco, comemoram neste domingo (15) pela manhã, seis anos de conquista da terra.

Os moradores se instalaram na localidade há varias décadas, tendo como principal fonte de renda o emprego nas fazendas produtoras de uvas da região. No inicio dos anos 90, as famílias começaram a se organizar através do associativismo. Logo após a criação da associação, os trabalhadores deram inicio aos primeiros passos para a aquisição da propriedade onde moram. Essa primeira tentativa seria através do antigo Programa Banco da Terra, porém não foi bem sucedida, mas a luta continuou e a vitória foi concretizada em 2006 com a compra da área pelo FUNTEPE, atual ITERPE - Instituto de Terras e Reforma Agrária de Pernambuco.

A propriedade se transformou no mais novo assentamento do estado de Pernambuco a ter uma produção de uva que chega a ultrapassar as 400 toneladas por ano em 4.6 hectares. Essa produção tende a aumentar cada vez mais, uma vez que a área produtiva já foi ampliada para 5.6. outras culturas deveram ser cultivadas em Malhada Real, segundo informações de Cristiano Ferreira Lopes, atual presidente da ASCAMAR – Associação Comunitária dos Agricultores de Malhada Real.

Toda essa história de muito trabalho e sucesso em beneficio do desenvolvimento econômico e social da Malhada e Região, será comemorada durante a confraternização, onde a comunidade espera a presença de todas as pessoas que fizeram e continuam fazendo parte dessa luta, incluídas autoridades locais e regionais. (Com informações do Blog Notícias do São Francisco).

Nenhum comentário:

Postar um comentário