sábado, 7 de abril de 2012

Analisando a conjuntura política de Lagoa Grande



A cidade de Lagoa Grande (PE) no sertão do São Francisco, vai para o seu 17º ano de emancipação política. Ainda na fase de adolescência a cidade realiza também este ano o 5º pleito eleitoral para escolher prefeito, vice-prefeito e vereadores nas eleições de 07 de outubro de 2012.

O processo democrático que acontece também nos mais 560 municípios brasileiros é uma oportunidade para que cada cidadão possa analisar a vida e o comportamento de cada candidato que concorre aos cargos do legislativo e executivo.

Para quem conhece a historia política de Lagoa Grande vai entender, que quase todos os partidos concorrentes ao pleito fazem parte da Frente Popular de Pernambuco. Somente na eleição de 1996 nesta cidade, tivemos três concorrentes ao cargo de prefeito. Visualizando o perfil das lideranças, podemos perceber que o grupo que atualmente faz oposição ao governo, antes fazia parte do mesmo grupo.

Os principais partidos que tem pré-candidatos definidos estão na composição da frente popular de Pernambuco. Observamos também que há pessoas espalhando boatos que tal candidato seria exclusivo do Governado Eduardo Campos. Noticia que não procede, uma vez que nos últimos anos, somar tem sido uma das prioridades de Eduardo, que agora já está trazendo para o seu grupo, seu principal adversário político no estado, o ex-candidato a governado derrotado por ele (Eduardo) e atual senador da republica: Jarbas Vasconcelos.

Será que isso influencia ou não na política de Lagoa Grande? Certamente sim, mas o processo eleitoral nesta cidade ultimamente não se decide através de apoios políticos, fato observado em 2008, as decisões têm levado sempre em consideração as obras de infra-estrutura já que o município ainda é pouco estruturado.

Existem outros fatores importantes da política de Lagoa Grande que vamos destacar posteriormente.

Adauto Nogueira
       Sociólogo

http://www.noticiasdsaofrancisco.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário