sábado, 14 de abril de 2012

Analisando a conjuntura política de Lagoa Grande


A corrida eleitoral de 2012 na cidade de Lagoa Grande (PE) sertão do São Francisco poderá apresentar surpresas frustrantes no contexto político local. O processo democrático propiciou as lideranças políticas lagoagrandense bem como de todo país, o direito de livre escolha: de partidos e  pensamento.

Diante disso, cada cidadão pode expressar sua ideologia, porém não esquecendo do ditado popular que diz: “agente planta o que colhe”. Assim também é na política, onde o eleitor não esquece promessas, acusações ou troca de farpas entre concorrentes a cargos públicos do executivo ou legislativo. O estranho é quando o acusador passa a ser acusado.

Se depender da Justiça Eleitoral, candidatos que tenha sido condenado por um colegiado deverão ficar de fora não podendo concorrer a cargos eletivos por durante oito anos. Ai é onde está o X da questão. A história política de Lagoa Grande foi marcada por uma briga judicial em 2008, resultando na cassação do diploma do ex-prefeito Jorge Roberto Garziera, (foto) que perdeu o direito de assumir a prefeitura do município, mesmo tendo sido eleito com mais de 50% dos votos.

Agora o quadro parece está se invertendo. Quando o grupo adversário de Garziera (ex-aliados) fez da sua vida um livro aberto divulgando na imprensa e através de panfletos: todos os processos que os mesmos impetraram contra o ex-chefe do poder executivo municipal, não pensaram na expressão bíblica que diz: “não julgue para não ser julgado”.

Verificando os resultados dos julgamentos do Tribunal de Contas de Pernambuco, nos deparamos com o PROCESSO TC Nº 0701270-6, onde em sessão ordinária do pleno realizada em 01/08/2007, os ministros em sua maioria, aplicam multa ao ex-prefeito José Robson Ramos de Amorim (foto) e nega provimento em processo que Julgou irregular uma das suas prestações de contas como ordenador de despesas na qualidade de presidente da Câmara Municipal, além de publicar o nome de Robson na lista dos candidatos inelegíveis por oito anos. (publicação feita em 2010), Por coincidência, o PROCESSO T.C. Nº 0880073-0, foi a pauta do Tribunal em  sessão ordinária realizada em 24/01/2012, onde foram Julgadas e reprovadas por unanimidade a prestação de contas de Robson Amorim na qualidade de prefeito municipal de Lagoa Grande (exercício de 2007).

Cabe ao eleitor cidadão, também analisar para bem escolher seu representante. Um homem público tem vida pública e deve está sempre a disposição da sociedade para esclarecer fatos que diz respeito ao cargo que assume.
Adauto Nogueira
Sociólogo

Robson Amorim disse: em 13/04/2012
Dando uma olhada neste blog e, para minha felicidade e surpresa, encontrei esta matéria feita de maneira irresponsável ou no minimo tendenciosa, pelo funcionário comissionado da Prefeitura Municipal de Lagoa Grande, o Sr Adauto Nogueira, que parece ter sido escalado para atacar minha honra, mesmo tendo que cuspir no prato que comeu, gostaria de fazer os seguintes esclarecimentos: Primeiro, o tribunal me imputou uma multa de 7 mil reis e o ressarcimento no valor de mil reais referente ao cheque em questão,das contas de 2000, isso, em 2007, que foram quitados. Eu gostaria que essa pessoa, antes de fazer qualquer comentário, procurasse se informar mais sobre o assunto em tela, para não cair no descredito ao fazer comentários tendenciosos ou de conveniências para grupo "A" ou "B". Eu acho que este caso já ficou muito claro, nas duas eleições municipais anteriores,quando o TRE e o TSE,ambos abonaram as minhas duas candidaturas. Isto significa, que o problema do qual você se diverte anunciando de maneira não muito correta e até de forma parcial,já foi resolvido. O segundo, aqui citado, se quer chegou ao seu julgamento final,essa votação aqui mencionada, ainda me deu o direito de defesa, e como ninguém, pode ser condenado antes do julgamento final. Eu espero, e acredito que as minhas provas e alegações serão aceitas pelo TCE. Pois se assim não fosse a PREFEITA ROSE GARZIERA, também não podia ser candidata a reeleição, pois a mesma se encontra, perante ao TCE, nas mesmas condições que eu, diferentemente, está, a do seu marido,JORGE ROBERTO GARZIERA, que ao longo do seus oito anos de mandato, o TCE, jugou irregular seis das suas oito contas. Eu também acho, que é muito azar para uma pessoa só. Espero ter contribuído, para uma melhor compreensão dos fatos.


COMENTÁRIO MEU

Sr. Robson Amorim! O senhor está equivocado, pois a partir de 01 de abril de 2012, Eu: Adauto Nogueira deixei de fazer parte do quadro de funcionários da Prefeitura Municipal de Lagoa Grande. Quando você fala em cuspir no prato que come, entendo que vossa senhoria está falando de si mesmo, pois o senhor foi eleito vereador por dois mandatos com a ajuda do ex-prefeito Jorge Garziera em quem hoje o senhor vive atirando pedras. Quanto a mim, tenho certeza que não te devo nada, pois para receber algo sempre tive que trabalhar duro, diferente de pessoas da sua família a quem vossa senhoria pagou altos salários para nada fazer. Quanto as suas condenações, o senhor está afirmando que cometeu atos ilícitos usando de maneira errada o dinheiro público. Vossa senhoria pode até dizer que a matéria é irresponsável por denunciar seus abusos de poder, mas está reafirmando a veracidade dos fatos. Agora tenha coragem e mostre a comunidade lagoagrandense, os absurdos que o senhor cometeu, listados pelo TCE-PE no julgamento que reprovou suas contas de 2007! Referente ao processo T.C. Nº 0880073-0! De Uma coisa vossa senhoria pode ter certeza, eu estou mais informado do que o senhor pensa. Agora tem uma coisa que o senhor desconhece ou fingi desconhecer: é que o TCE-PE incluiu seu nome na lista dos candidatos FICHAS SUJAS por condenação irrecorrível, em 2010. O que significa que além de ser condenado a restituir os cofres públicos, o senhor ficou inelegível por oito anos e que no inicio de 2012 o  Supremo Tribunal Federal determinou que: quem tiver sido condenado por um colegiado que é o seu caso, não poderá ser candidato nas eleições deste ano. De uma coisa pode ter certeza à justiça não ficou só para seus adversários não! Ela é para todos, não existe exclusividade. Não estou escalado a serviço de ninguém, sou sociólogo, mas acima de tudo sou cidadão e eleitor de Lagoa Grande. Lutei pela emancipação desta cidade, pago meus impostos e não posso me calar diante das aberrações cometidas por pessoas que tentam esconder os seus erros, mostrando os erros alheios, principalmente quando trata-se de gerir recursos públicos.

Saudações sociológicas
    Adauto Nogueira          

Nenhum comentário:

Postar um comentário