Em Sento-Sé (BA), no norte do estado, A Justiça eleitoral rejeitou o pedido de candidatura do ex-prefeito Juvenilson Passos (PT), que tentava novamente disputar a prefeitura. A decisão foi divulgada ontem (04).
Com várias contas rejeitadas e dezenas de processos administrativos, o candidato da coligação “Avança Sento-Sé” está impugnado para o pleito deste ano.
Juvenilson foi prefeito de 2001 a 2008, período em que teve contas rejeitadas e foi acusado de desvio de dinheiro público, pode ser enquadrado como ficha suja. Dos três candidatos a prefeito de Sento Sé, só restou o atual, Ednaldo Barros, que disputa a reeleição. (fonte: Sento-Sé Notícias)
Um levantamento feito pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM) mostra que 74,8% dos prefeitos aptos do Brasil concorrem à reeleição neste ano. De acordo com reportagem da Folha de S.Paulo, o número é pouco menor do que registrado em 2008, quando 78,6% dos prefeitos concorreram.
Dentre aquele universo, 65,9% tiveram sucesso no pleito e obtera mais quatro anos de mandato.A lei brasileira permite uma única reeleição subsequente nos cargos executivos – de prefeito, governador e presidente. No Brasil, são 5.561 prefeituras disputadas nestas eleições, sendo 3.659 ocupadas por prefeitos que podem cumprir mais um mandato. Entre eles, 2.736 tentam se reeleger. Com 95%, o Acre é o Estado com maior índice de tentativa de reeleição. Com 14 municípios, o Estado tem 13 prefeitos que tentam continuar no cargo, segundo o levantamento da CNM.
(Do Blog Carlos Britto)
Nenhum comentário:
Postar um comentário