domingo, 21 de outubro de 2012

Mortes por acidentes com motos aumentam 16,55% em Pernambuco


O número de pessoas mortas em acidentes de trânsito envolvendo motocicletas tem aumentado em Pernambuco. O dado é do Comitê Estadual de Prevenção aos Acidentes de Moto, instituído pelo governador Eduardo Campos em 2011 exatamente com a missão de reduzir os acidentes, ferimentos e mortes provocados pelos veículos de duas rodas. O aumento de óbitos foi de 16,55% no primeiro semestre de 2012, comparado com o mesmo período de 2011.

Enquanto entre janeiro e julho do ano passado foram registradas 441 mortes de pessoas que estavam em motos, seja conduzindo o veículo ou como passageiro, no mesmo período deste ano foram 514 mortes. A base de dados é o Instituto de Medicina Legal de Pernambuco (IML). Para o Comitê, o crescimento está associado à explosão da frota de motocicletas no Estado. Nacionalmente, o aumento da frota foi de 408% nos últimos onze anos.

Como a tendência é que a frota de motos, assim como a de automóveis, cresça ainda mais – principalmente com os incentivos que têm sido dados pelo governo federal -, a preocupação do Comitê só aumenta. “O crescimento do número de mortos, inclusive, tem sido maior em algumas cidades do interior do que na capital. Por isso estamos interiorizando a Operação Lei Seca e reforçando a fiscalização para abordarmos cada vez mais motoqueiros”, afirmou o diretor educacional do Comitê, o médico Hélio Calábria. Pelos dados da Lei Seca, 69.259 motoqueiros foram parados nas blitzes de dezembro de 2011 até o último dia 17 no Estado.

Na contramão da estatística das motos, o total de óbitos provocados por acidentes envolvendo carros, bicicletas e pedestres diminuiu nos seis últimos meses: carros (1,90%), bicicletas (8,89%) e pedestres (13,76%). De forma geral, as vítimas do trânsito caíram 3,08% em Pernambuco. No primeiro semestre de 2011 foram 1.071 pessoas mortas, enquanto que este ano o total é de 1.038. (Fonte/foto: JC Online)

Nenhum comentário:

Postar um comentário