Os
lucros das montadoras, e não apenas os impostos cobrados na produção, fazem com
que os carros vendidos no Brasil se tornem muito mais caros do que os veículos
comercializados em outras partes do mundo. A constatação é do deputado federal
Gonzaga Patriota (PSB-PE). Segundo o parlamentar, diferente do que dizem as
montadoras, a alta carga tributária não é o principal culpado pelo elevado
preço que se paga pelos veículos.
Gonzaga
Patriota cita que, com exceção dos carros com motor 1.0, cujo imposto de
produção aumentou 0,9% entre 1997 e 2011, a carga tributária dos veículos recuou
neste período de tempo. “O carro popular teve um acréscimo de 0,9 ponto
percentual na carga tributária, enquanto nas demais categorias o imposto
diminui”, destaca.
O
socialista lembra que a política de incentivos durou de dezembro de 2008 a abril de 2010,
reduzindo o preço do carro em mais de 5% sem que esse benefício fosse
totalmente repassado para o consumidor. Ele cita um estudo do Banco Morgan
Stanley, que afirma que a margem de lucro das montadoras é mais elevada com
carros com aparência ’fora de estrada’.
“A
pesquisa mostra que algumas montadoras instaladas no Brasil são responsáveis
por boa parte do lucro mundial das suas matrizes e que a maioria desse lucro
vem da venda dos carros com aparência fora de estrada. Derivados de veículos de
passeio comuns, esses carros ganham uma maquiagem e um estilo aventureiro.
Alguns têm suspensão elevada, pneus de uso misto, estribos laterais e para
choque saliente. Outros têm faróis de milha e, alguns, o estepe na traseira, o
que confere uma aparência mais esportiva”, explica Gonzaga.
Como
exemplo, o deputado aponta o Palio Adventure (que tem motor 1.8 e sistema
locker) e custa R$ 52,5 mil. Na versão normal, com motor 1.4, o preço é de R$
40,9 mil - uma diferença de 28,5%. (Fonte/foto: assessoria parlamentar)
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