Após a celeuma gerada pela suspensão da eleição no Sindicato dos Trabalhadores Rurais (SRT) de Petrolina, no mês passado, a entidade deverá ser comandada por uma diretoria provisória, que terá a tarefa de convocar um novo pleito dentro de 150 dias.
O atual presidente, José Tenório dos Santos, e sua diretoria, publicaram edital convocando uma assembleia geral com todos os associados ao STR, com o objetivo de eleger os integrantes da diretoria provisória.
A assembleia está marcada para o próximo dia 22 de julho.
No último dia 2 de junho a Chapa 1, representada pelo atual presidente do STR, José Tenório, conseguiu uma liminar no Tribunal Justiça do Trabalho de Pernambuco (TRT-PE), para suspender as eleições. Na ação ele alegou que o Edital de Convocação apresentava “grave violação” aos estatutos e impunha várias dificuldades na coleta dos votos. Justificou também que o Estatuto pregava um mínimo de seis horas e que tinha urna com apenas três e quatro horas. Mas essas mesmas urnas funcionaram em 2009, quando ganhou a eleição, com esse mesmo formato e ele não entrou com ação para anular o pleito.
O detalhe é que os dispositivos estatutários determinam que as eleições aconteçam até 30 dias antes do término do mandato da atual diretoria, que se encerra no próximo dia 26. No entanto, a audiência da ação em que José Tenório é réu e autor irá acontecer na próxima terça (9), às 8h50, na Justiça do Trabalho em Petrolina.
Diante do impasse, o STR vem amargando prejuízos superiores a R$100 mil com a suspensão da eleição, às vésperas do pleito, marcado para 3 de junho (a decisão só foi tomada no final domingo, dia 2), sendo comunicada no Sindicato às 10h, quando as urnas já estavam espalhadas na zona urbana e rural de Petrolina.
Nenhum comentário:
Postar um comentário