O jornalista Dacio Malta sempre ilustra sua página no Facebook com algum comentário curioso, uma sacada, uma dica e com a inteligência de sempre, que uma das suas marcas. Veja só um dos 'posts' mais recentes: 'O Senado está votando nesse momento o fim do segundo suplente, e impedindo que um parente até segundo grau seja suplente.
É um avanço? É... mas próximo de zero.
Impedir a suplência a um parente dá um freio no nepotismo, mas não acaba com o financiador da campanha. E a maioria esmagadora dos suplentes hoje, sejam eles de que partido for, são os que pagam as campanhas de seus titulares.
Poderiam manter os dois suplentes, sendo eles o segundo e o terceiro mais votados. Isso sim seria um avanço. Mas avanço de verdade, seria o Senado reduzir um terço de suas cadeiras, ficando cada Estado com apenas dois senadores como é, por exemplo, nos Estados Unidos, mantendo-se o mandato de oito anos.
Mas isso só mesmo um plesbicito faria. Os senhores senadores não são capazes de cortar na pele. O que foi votado é um paliativo para enganar as ruas'.
Nenhum comentário:
Postar um comentário