terça-feira, 24 de setembro de 2013

PT de Pernambuco recua e vai tentar "amarrar" o PSB


O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) conseguiu abafar, ontem (23), a proposta de “independência” que parte do Partido dos Trabalhadores de Pernambuco iria propor em relação ao governo Eduardo Campos (PSB), com entrega imediata dos cargos no primeiro escalão.

A tese seria defendida no lançamento da candidatura do advogado da Fetape, Bruno Ribeiro, à presidência estadual da sigla, mas esfriou após uma conversa de Rui Falcão, presidente nacional da legenda, com o senador Humberto Costa e o deputado federal João Paulo, ambos defensores de uma maior autonomia petista.

A conversa, realizada via telefone no último fim de semana e com a interferência direta de Lula, pediu prazo ao diretório estadual em virtude da aliança histórica com o PSB. O diálogo transformou-se num acordo e a executiva nacional petista terminou soltando uma nota oficial com mensagens subliminares.


O texto desconsiderou a candidatura de Eduardo Campos à Presidência da República e disse que, naturalmente, a eleição ficaria polarizada entre o PT e seus opositores: “o PSDB, o DEM e o PPS”. A nota manteve claramente um sentido dúbio. Primeiro frisava que os petistas acreditavam num recuo de Eduardo, mas depois jogava o governador no mesmo campo dos tucanos, caso ele mantivesse a disposição de concorrer ao Palácio do Planalto.

Humberto e João Paulo condicionaram a aliança com o PSB a nível estadual ao tratamento que os socialistas dariam ao projeto de reeleição da presidente Dilma Rousseff. Ambos usaram frases fortes, respaldados por deputados estaduais como Isabel Cristina, Odacy Amorim e Isaltino Nascimento, que aproveitou o encontro para quebrar o silêncio dos últimos dias.

“Agora eu falo: eu sou petista. Esse negócio de que eu vou sair do partido é fogo amigo. Tenho orgulho de ser petista”, declarou o petista, atualmente no cargo de secretário de Transportes de Pernambuco.


Com informações do Diario de Pernambuco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário