
O próximo trimestre será de possibilidade de chuvas abaixo do esperado para o oeste pernambucano, que compreende as mesorregiões do Sertão e Sertão do São Francisco. As demais áreas têm uma probabilidade de precipitação dentro do normal. A previsão climática, divulgada hoje (31) pelo Instituto de Tecnologia de Pernambuco, por meio do Laboratório de Meteorologia (Lamep), foi produzida por meteorologistas de todo o Nordeste, que estiveram reunidos em evento no Recife.
Por consenso dos especialistas participantes, as distribuições de probabilidades ficaram: na categoria abaixo da média esperada (40%), na categoria normal (35%) e na categoria acima da normal (25%). As previsões de temperaturas indicaram uma maior probabilidade de serem de normal a acima da média climatológica para todo o Estado de Pernambuco.
Na reunião de análise e previsão climática foram debatidas as condições regionais da pluviometria e globais dos oceanos e da atmosfera, assim como os resultados de modelos numéricos de previsão climática sazonal, visando elaborar o prognóstico climático para o próximo trimestre. Foram abordados, ainda, o comportamento da atmosfera e dos oceanos nos três últimos meses e também as condições futuras até o mês de fevereiro do próximo ano.
O aquecimento anômalo da região do Oceano Atlântico Norte tende a manter a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) ao norte de sua posição climatológica, reduzindo as chuvas no norte do Nordeste do Brasil nesse período, e sendo, a ZCIT o principal sistema responsável pela qualidade das chuvas nessa região, a previsão é de haja chuvas abaixo do esperado para o Sertão e dentro da normalidade a acima da média climatológica para todo o Estado de Pernambuco.
Diario de Pernambuco.
Nenhum comentário:
Postar um comentário