quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Um outro nome


Após ter seu nome negado pela justiça eleitoral para concorrer à prefeitura de Ouricuri, o ex-prefeito, Chico Coelho (PSB), juntamente com o seu grupo político, decidiu partir para o plano B e lançar o vereador ‘César de Preto’ (PMDB) para ser seu substituto no pleito.

César está no seu segundo mandato, já foi presidente da câmara, e o mais votado nas duas eleições que disputou. Agora, a única indefinição na chapa é o nome do vice, que está entre Hélvia Coelho (PSB), filha de Chico Coelho, e o vereador Guga Coelho (PSB), sobrinho do ex-prefeito.

O pedido de impugnação foi requerido pela coligação “Competência, Trabalho e Juventude”, do prefeito Ricardo Ramos. Ouricuri ganhou destaque por ser uma das prefeituras mais disputadas do estado, mas a lista que incluía seis nomes parece que vai ficar menor. Até o momento três candidatos tiveram seus pedidos de registro de candidaturas indeferidos.

Além de Chico, dois nomes também figuram a lista: Charles Coriolano (PCB) e Zé Miguel (PSOL). O primeiro teve o registro negado por que, segundo o TRE, ele a sua irmã, a candidata a vice Eudesandra, não estariam filiados a nenhuma sigla. O outro candidato, de acordo com a justiça, não preenche todas as condições legais para o deferimento do registro. O fato é que Ouricuri continuará sendo destaque, antes pelo excesso e agora, quem sabe, pela carência.

(Da Colona da Folha por Carlos Britto)



Os eleitores têm até esta quarta-feira (08) para requerer a segunda via do título em qualquer cartório eleitoral do País. Ao fazer a solicitação, o cidadão deve informar o local onde pretende receber o documento. As eleições municipais ocorrerão nos dias 07 e 28 de outubro (primeiro e segundo turnos, respectivamente) em mais de 5,5 mil municípios brasileiros.

Para obter a segunda via, o eleitor deve se dirigir à zona eleitoral na qual está inscrito ou à Unidade de Atendimento ao Eleitor dos tribunais regionais eleitorais. Se estiver fora do seu domicílio eleitoral, poderá requerer a segunda via ao juiz da zona eleitoral na qual está inscrito.

O interessado em obter a segunda via deve procurar a zona eleitoral com a carteira de identidade ou o documento emitido pelos órgãos profissionais. Se não tiver o documento, pode apresentar as certidões de nascimento ou casamento.

Pelos dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), há 15.351 candidatos a prefeito, 15.491 a vice-prefeito e 442.179 a vereador em todo país. Em 81 municípios, com mais de 200 mil eleitores, pode haver segundo turno no dia 28 de outubro.

No total, são cerca de 140 mil eleitores cadastrados em todo País para as eleições municipais de outubro. A previsão do TSE é que 252 mil eleitores que moram no exterior justifiquem a ausência na votação, pois não terão como comparecer às zonas eleitorais. (de Agência)

Nenhum comentário:

Postar um comentário