O Secretário de Politica Agrária e Meio Ambiente da FETAPE Heraldo José de Souza, lamentou a ausência do Incra na reunião marcada para a última segunda(19) que acabou não ocorrendo devido a ausência do órgão onde seria discutido os problemas da assistência técnica no município.
E lamentável porque essa reunião foi planejada dentro do Incra, um calendário todo de várias reuniões e esse dezenove era a vez de Lagoa Grande, todos estão presentes, apenas o Incra não compareceu, há um prejuízo grande, a gente tá sugerindo que aconteça no dia 13 com todo mundo, inclusive com o Incra, porque sem o Incra ela perde o sentido, é uma avaliação da Assistência técnica,mas nós temos que estar com todos os pares, FETAPE, Sindicato, o pessoal do MST, o ICN e o Incra, porque o Incra é quem paga”, disse Heraldo José.
Para ele deve-se avaliar os avanços e as falhas para juntos planejarem uma nova assistência técnica com menos falhas.
Questionado o empenho do Incra, ele considera estar havendo um descaso.
“Tá tendo um descaso, isso a gente não considera não é de empenho não, é descaso mesmo”,classificou o secretário.
Por motivos da retirada de recursos que seriam aplicados aos movimentos e instituições para uso de instalações, ou seja, construções de moradias, este mesmo recurso foi retirado sem explicações, após negociações em Brasília a devolução desse recurso segundo o secretário Heraldo José, estaria se tentando devolver em partes, recurso este que após passar tempos em contas de Associação de Grupo a alguns anos, após retirados estão sendo recolocados.
“Por exemplo, tinha um dinheiro da conta da Associação de grupo a alguns anos, rendeu juros, então eles querem devolver sem juros, isso é roubo”,defendeu Heraldo.
O montante a qual se refere varia de acordo com cada associação, algumas associações estariam com recurso em conta durante quatro anos e não teria sido executado.
Ele também afirmou que os movimentos estão se preparando para ocupar a unidade do Incra nos próximos dias, devido não suportar mais.
O Secretário de Politica Agrária e Meio Ambiente da FETAPE faz duras criticas ao corpo de servidores do Incra: “Do jeito que tá, tá enferrujado, tem funcionário ali, que não serve pra nada mais, e alguns que querem fazer alguma coisa ficam prejudicados, porque a carga fica muito pesada pra poucos funcionários que querem alguma coisa”.
Ainda de acordo com Heraldo José alguns defendem acabar com o INCRA, mas para ele não se deve chegar a este ponto, apenas ser reformulado radicalmente, retirando os servidores aposentados, e ser reestruturado comum quadro de servidores que tenham mais vontade de trabalhar.
“O INCRA na verdade é um órgão que não funciona, e quando funciona é mau, é um fazendo e o outro desmanchando, então tem que mudar isso ai” , explica Heraldo José.
A conversa com o governo federal não é para acabar segundo ele, e sim para que o órgão que venha a operacionalizar e executar, um exemplo seria abrir concurso para renovação do quadro de servidores, e devido o quadro de servidores conter muitos aposentados, na avaliação dos movimentos a solução seria a renovação do quadro de servidores do órgão.(Blog Lagoa Grande Noticia).
Nenhum comentário:
Postar um comentário