O deputado estadual Odacy Amorim, do PT-PE, justificou sua ausência em plenário, mas em missão pela Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), assunto que foi tema de reportagem publicada na edição do Jornal do Commercio deste domingo, dia 21 de julho, lembrando que no primeiro semestre de 2013, teve que representar o parlamento estadual em diversas reuniões, debates, audiências públicas, visitas de secretários de estado e do governador, além de acompanhar a presidente Dilma Rousseff ao Sertão quando da inauguração da primeira etapa da Adutora do Pajeú.
O deputado lembra também que representou a Comissão de Negócios Municipais da Assembleia em Brasília por mais de uma oportunidade, acompanhando grupos de legislativos de outros estados e de comissões emancipacionistas em Pernambuco na luta pela volta a emancipação dos distritos. Odacy ressaltou ainda que acompanhou, juntamente com a companheira petista a deputada estadual Isabel Cristina e com o presidente do PT no estado, o deputado federal Pedro Eugênio, prefeitos do partido em audiências com oito ministros e que esteve também na capital federal com o presidente da Codevasf, Elmo Vaz, para tratar do assunto da retirada dos animais das rodovias sertanejas, uma luta sua desde que assumiu a vaga na Alepe.
Odacy acrescentou ainda que vem sempre sendo convidado para audiências públicas em cidades da região como em Santa Maria da Boa Vista, onde foi discutir a situação dos assentados da barragem de Itaparica; o debate das emancipações de distritos na região do Araripe e o que promoveu em Petrolina por meio de uma audiência pública sobre a PPP da irrigação, todas atividades da Alepe, mas fora do plenário.
“Acredito que a atividade parlamentar não se resume só as reuniões plenárias. Por ser um dos deputados com base de atuação no Sertão, estou sendo sempre convidado para reuniões, visitas e debates em municípios da região. Acredito ser até de interesse do poder legislativo estadual ser representado junto a essas pessoas quando convocado, levando o nome da Assembléia Legislativa em temas de grande interesse dessas comunidades”, argumentou Odacy.
O deputado lembrou que em pleno recesso, na sexta-feira, dia 12 de julho, foi o único parlamentar presente em Recife na audiência pública da Comissão Mista do Congresso Nacional que discutiu os efeitos da região costeira nas mudanças climáticas do estado. E não foi por desconhecimento que outros deputados não prestigiaram o debate, porque Odacy convocou oficialmente todos os colegas de parlamento para se fazerem presentes à discussão.
“Atendi a solicitação da Comissão que reúne representantes da Câmara dos Deputados e do Senado neste dia e fui o único deputado estadual presente. Como representante do Sertão, a demanda da nossa presença na região é constante. Quando existe uma reunião, ato, solenidade na capital, fica fácil participar do evento e à tarde estar presente no plenário, mas quando a programação acontece na nossa área de atuação isso torna-se incompatível por conta dos horários de vôos”, observou o deputado.
Mesmo tendo uma atividade movimentada fora do plenário, Odacy é um dos deputados a apresentar mais projetos de lei: são quase 30, entre outras atividades legislativas como requerimentos, indicações e ofícios cobrando soluções para a sociedade aos diversos órgãos das três esferas de poder. Odacy é autor também de leis estaduais e sempre que estar nas reuniões plenárias, é um dos que costumam se posicionar com freqüência.
“Costumo usar a tribuna e isso é de conhecimento de todos através da imprensa. Em pronunciamentos ou apartes de colegas, costumo me posicionar sobre temas importantes de interesse da sociedade pernambucana, sertaneja e brasileira”, concluiu o deputado Odacy Amorim. ( Da assessoria)
Nenhum comentário:
Postar um comentário