Mais de 700 pessoas, entre agentes comunitários de saúde, de combate às endemias e lideranças comunitárias, estão participando de capacitações nos municípios de Pernambuco, Ceará e Paraíba. A iniciativa do Ministério da Integração Nacional abrange as cidades que fazem parte do Projeto São Francisco. A ideia é que os participantes atuem como multiplicadores de ações educativas de prevenção a doenças e cuidados com a saúde.
As atividades acontecem até esta sexta-feira (26), nos municípios cearenses de Jati, Penaforte e Brejo Santo; em Monte Horebe, na Paraíba; e em Verdejante, em Pernambuco. Iniciadas em fevereiro deste ano, as capacitações passam por 17 municípios. O calendário de atividades segue até o final do mês de agosto.
Em setembro, haverá três grandes seminários de saúde para consolidar as temáticas abordadas durante as capacitações. Também está em construção a ‘agenda de prioridades’, um documento elaborado e validado pelo grupo participante das capacitações, que será entregue aos secretários municipais durante os seminários.
Conteúdo
As capacitações têm quatro módulos e discutem diversos temas, como a proliferação de vetores e acidentes com animais peçonhentos, saneamento ambiental, doenças de veiculação hídrica e efeitos danosos dos agrotóxicos, e gravidez na adolescência, DST/Aids e prevenção à violência.
Durante as oficinas também foi distribuído a cada participante um kit contendo cinco livretos com informações referentes às atividades em saúde. De linguagem simples e ilustrações que remetem ao cotidiano do povo nordestino, o material, elaborado pela equipe multidisciplinar do Projeto São Francisco, caiu no gosto do público. “Os livrinhos têm linguagem clara, popular, que a gente usa com a comunidade. Só veio para melhorar o nosso trabalho”, afirmou a agente de saúde, Maria Verônica Gomes. As informações são da assessoria da Integração Nacional.
Nenhum comentário:
Postar um comentário