quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Prefeitos realizam ato contra perdas de repasses federais


O município de Carpina sediou, nesta quarta-feira (30), um ato em prol das cidades pernambucanas diretamente afetadas pelas constantes reduções nos repasses do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Encabeçado pelo Consórcio dos Municípios da Mata Norte e Agreste Setentrional (Comanas), o protesto contou com a presença de vários prefeitos das duas regiões, deputados estaduais e do presidente da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe) e prefeito de Afogados da Ingazeira, José Patriota (PSB).

Responsável pela abertura da mobilização, Patriota disse que a população não pode sofrer com a falta de serviços, que estão deixando de ser oferecidos pelas prefeituras, segundo ele, por falta de dinheiro. “O apoio da Amupe a este ato é principalmente por causa da população, que está sofrendo com a falta de serviços que ela tem direito. Os prefeitos estão aperreados por não estar tendo condições de pagar os funcionários e fornecedores, que amanhecem nas suas portas cobrando salários e cestas básicas”, frisou.

O presidente do Comanas e prefeito de Tracunhaém, Belarmino Vasquez (PR), enfatizou que a manifestação realizada pelos prefeitos consorciados foi elaborada como forma de chamar a atenção da presidente Dilma Rousseff (PT) para que haja uma forma de socorrer os municípios. “Não somos contra o Governo Federal, somos a favor da autonomia dos municípios. Os prefeitos estão tendo dificuldades para pagar a folha agora, imagine quando chegar dezembro, mês que a folha dobra por conta do 13º salário”, alertou.

A deputada estadual Raquel Lyra (PSB) reforçou que o evento não teve lado ou cores de partido. “Foi um movimento independente, onde participaram prefeitos de várias siglas, de sustentação dos governos federal e estadual”.


Ao final do manifesto foi elaborada uma carta documento, que será enviada à presidente Dilma Rousseff, ao Congresso Nacional, ao Senado Federal, Alepe, Amupe, TCE, CNM e Governo do Estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário