Em várias cidades do Sertão estão ocorrendo manifestações de agricultores para pedir a agilização da presidente Dilma Rousseff nas ações de combate à Seca. No início da semana, produtores rurais se concentraram em frente à Prefeitura de São Bento do Uma, no Agreste pernambucano, para cobrar propostas que amenizem a situação.
As comunidades rurais tem vivenciado uma das piores secas dos últimos 30 anos e pedem socorro aos gestores. ”Estamos pedindo ao prefeito que decrete estado de emergência por conta da seca prolongada no Nordeste”, explicou o agricultor Jason Soares do Sítio Maniçoba.
Dona Juraci Cordeiro, agricultora do Sítio Cabaças, desabafou: “O nível dos açudes está baixo e as cisternas de alguns já secaram. Plantações se perderam. Nossos bichinhos estão morrendo de sede. É muito triste”.
Durante o ato público, representantes de vários órgãos, como Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Fetape, Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável e Cáritas Diocesana de Pesqueira propuseram que o gestor municipal decretasse estado de emergência e criasse um Comitê Municipal para acompanhar as ações.
(Com a colaboração do jornalista Magno Martins)
Nenhum comentário:
Postar um comentário