quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Após Sandy e festa por Obama, NY é atingida por nova tempestade

 
Um dia após a festa pela reeleição de Barack Obama para presidente, Nova York ficou sem motivos para comemorações: na tarde desta quarta-feira, pouco mais de uma semana após a chegada do furacão Sandy, uma forte tempestade invadiu a cidade. Chamada de "Athena" pela imprensa local, ela trouxe neve e sinais de caos, mas também há quem trate a situação com bom humor e tente até dançar sob a tormenta.

O dia já amanheceu fechado em Nova York, com nuvens escuras no céu e fortes ventos. Mas a chuva e depois a neve só chegaram a partir da tarde, por volta das 14h locais (17h de Brasília). Isso rapidamente trouxe a primeira consequência: diversos voos das principais companhias aéreas americanas foram cancelados imediatamente, já que a previsão é que a neve continue a cair durante a próxima noite.

Nas ruas, a população já começou a relembrar o que viveu na semana passada, após a supertempestade Sandy. Diversos guarda-chuvas foram espalhados no chão, o trânsito ficou carregado e até as construções foram comprometidas. "Não há condição para trabalhar. Estamos só protegendo o que foi feito", explicou um funcionário que trabalhava na Times Square, em uma obra de reconstrução dos sistemas de gás e telefone.

Mas, no mesmo ponto turístico de Nova York, um detalhe chamou atenção: duas jovens estudantes dançavam durante a nevasca, enquanto outra filmava os movimentos. Caitlin Plummer, Sierra Faler e Rachel Ketda explicaram que estavam fazendo um clipe para uma música de Macklemore, Thrift Shop. "É um grande sucesso em Seattle e nós estamos fazendo um vídeo em que dançamos a música por toda Nova York", disse Caitlin enquanto as três faziam a coreografia novamente.

A previsão é de que a tempestade "Athena" dure até quinta-feira, mas já com sinais de enfraquecimento. A partir de sexta, a expectativa é de que finalmente o céu esteja ensolarado em Nova York, que só tem visto dias cinzas durante as últimas semanas. Ainda não há ordens de evacuação, mas o prefeito da cidade, Michael Bloomberg, recomendou que as vítimas do furacão Sandy procurassem se estabelecer em outros locais durante a nova tempestade. O principal risco é o de inundação, uma vez que poças já começaram a se formar nas ruas.
(Terra)

Nenhum comentário:

Postar um comentário