quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

Santa Maria da Boa Vista: Jetro deve ingressar ainda hoje no TRE-PE com pedido de diplomação no cargo de prefeito


A expressão de serenidade estampada no rosto do prefeito reeleito de Santa Maria da Boa Vista (PE), Jetro Gomes (PSB), contrastava com o clima de decepção e constrangimento do público na Câmara de Vereadores do município, na tarde de ontem (18), durante solenidade de diplomação dos eleitos e reeleitos. Apenas os vereadores que comporão a nova legislatura, a partir de 2013, foram diplomados. Jetro e Humberto não.

E não foram por uma decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o qual deferiu em definitivo a cassação do registro da candidatura do socialista, que havia sido determinado em primeira instância pela juíza Ângela Mesquita de Borba Maranhão.

Jetro havia recorrido ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de Pernambuco e se saiu vitorioso. Mas na noite da última segunda (17), o TSE – pela terceira vez – considerou o prefeito impedido de assumir o cargo. A primeira derrota de Jetro no TSE foi com a decisão monocrática da ministra Nancy Andrigui, depois com o Agravo Regimental interposto para julgamento do pleno. Na última, o tribunal rejeitou os embargos de declaração interpostos em face do Agravo Regimental.

O motivo que levou a mais essa celeuma política em Santa Maria remete-se ainda ao ano de 2004, quando a justiça interpretou a denúncia referente a um adesivo de campanha do socialista colado em um trator agrícola como tentativa de compra de votos. Às vésperas do Judiciário entrar de recesso, a não diplomação de Jetro e Humberto só foi possível por uma ação de impugnação de diplomação dos reeleitos, entregue à juíza em exercício na cidade, Ana Paula Borges Coutinho, movida pelos adversários do prefeito.

Presidente da Câmara

Pela última decisão do tribunal, caberá ao TRE-PE marcar uma nova eleição na cidade, o que aconteceria em até dois meses. Tudo leva a crer que o vereador Anselmo Gomes (PP), o qual deve ser eleito o novo presidente da Casa Legislativa, assuma o município durante esse período, até o novo pleito ser realizado. Aliado de Jetro, Anselmo – que está no quinto mandato – se disse “tranquilo” para a missão. Na Câmara o socialista conta com uma bancada de nove vereadores, contra quatro da oposição.

Contra Jetro ainda pesa o fato de ter sido o causador da nulidade do processo, já que havia a possibilidade de que, se não disputasse a reeleição e renunciasse ao cargo pelo menos seis meses antes, ele evitaria ser impedido também de participar do novo pleito. Mas, perguntado pelo Blog sobre o assunto, o prefeito contestou o fato. “Estão dizendo que estou inelegível até 2012 por um problema de um adesivo num trator em 2004, e tenho a impressão de que posso concorrer em 2013 se houver nova eleição, apesar de falarem que quem deu causa à eleição não pode concorrer. Eu nunca dei causa à eleição. Só fui candidato (em 2012) porque o TRE-PE deferiu minha candidatura”, argumentou.

Apesar de admitir uma nova eleição, Jetro ressaltou que brigará para ser diplomado e que sua assessoria jurídica entrar ainda hoje (19) com pedido de diplomação. “A juíza (Ana Paula) disse que temos o direito de recorrer. Entraremos no TRE-PE com um pedido de diplomação, que acho que será acatado, até porque todos os prefeitos estão sendo diplomados. A única foi Santa Maria da Boa Vista”, afirmou. A magistrada Ana Paula Borges disse ontem que, apesar do recesso do Judiciário, estará de sobreaviso para respaldar uma nova decisão sobre o assunto.(Blog do Calos Britto)

Nenhum comentário:

Postar um comentário