
De acordo com a diretora de Atenção Básica à Saúde, Sátira Cavalcanti, o programa de Estratégia de Saúde da Família (ESF) tem como objetivo estabelecer vínculos entre a equipe e seus usuários. No entanto, o atendimento médico nem existe em algumas unidades, a exemplo do bairro Rio Corrente, que estaria sem esse profissional há três meses.
“O modelo de ESF busca favorecer a aproximação da unidade de saúde com as famílias, promover o acesso aos serviços, dar continuidade ao cuidado e aumentar, por meio da corresponsabilização da atenção, a capacidade de resolutividade dos problemas de saúde mais comuns, produzindo maior impacto na situação de saúde local”, declara.
A Saúde da Família é entendida como uma estratégia de reorientação do modelo assistencial, operacionalizada mediante a implantação de equipes multiprofissionais nas UBS. Estas equipes são responsáveis pelo acompanhamento de um número definido de famílias e atuam com ações de promoção da saúde, prevenção, recuperação, reabilitação de doenças e agravos mais frequentes, e na manutenção da saúde desta comunidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário