terça-feira, 13 de agosto de 2013

Mais de 40 municípios do Semiárido de PE são contemplados com 126 sistemas de abastecimento d’água

DSC_3976O Comitê Estadual do Programa ‘Água para Todos’, coordenado pelo secretário de Agricultura e Reforma Agrária, Aldo Santos, definiu na segunda-feira (12), na sede da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), os critérios técnicos para a seleção dos 42 municípios do Semiárido – 14 no Agreste e 28 o Sertão – que serão contemplados com 126 sistemas de abastecimento d’água simplificados.
O maior percentual de concentração populacional na zona rural, segundo Censo do IBGE 2010, será o principal parâmetro a ser utilizado para a escolha das cidades. O Programa Água para Todos, conforme anunciou na Amupe, o ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho, vai atender, nesta primeira etapa, 300 municípios do Nordeste com investimentos da ordem de R$ 134 milhões, sendo R$ 16,3 milhões para Pernambuco.
Ao apresentar os critérios aos participantes da reunião do Comitê, Aldo Santos salientou que o Programa Água para Todos não é uma ação emergencial. “A concepção foi gestada antes da estiagem e isso mostra que a escolha dos municípios não será feita apenas em função da estiagem, mas, principalmente, será baseada em parâmetros técnicos”, destacou o secretário.
A decisão pela maior concentração da população rural foi aceita por unanimidade pelos presentes – integrantes do Comitê e secretários municipais de agricultura. “Acho justo que o município selecionado seja aquele que tem maior quantidade de pessoas na área rural”, concordou o secretário de Agricultura de Belo Jardim, André Rocha.
O sistema de abastecimento d’água simplificado vai captar água de um poço ou de uma barragem para o fornecimento de água por meio de um pequeno sistema adutor até às residências de moradores em comunidades com até 50 famílias. Os municípios ainda poderão ser contemplados de duas até seis unidades de acordo com o número de pessoas atendidas. O Comitê também informou que as prefeituras que fizerem adequações nos valores dos projetos, a exemplo de ampliações, deverão arcar com os custos excedentes ao destinado a cada sistema. As informações são da assessoria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário