quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Adolfo Viana teme que exportação do Vale do São Francisco seja interrompida

imagemO deputado estadual Adolfo Viana (PSDB) apresentou ofício na Comissão de Agricultura e Política Rural da Assembleia Legislativa, nesta terça-feira (3) solicitando ao presidente da comissão, o deputado Luís Augusto que interceda a fim de impedir que o processo de importação do Vale do São Francisco seja interrompido em decorrência da indisponibilidade de fiscais federais.
Os exportadores da região foram surpreendidos com informação extra-oficial de que os fiscais do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (MAPA) não estarão disponíveis no período de exportação que se estende até novembro do ano corrente.
Imbuído em tentar agilizar a resolução do problema, Adolfo Viana, enviou ainda indicação ao Ministério da Agricultura com a finalidade de expor o problema ao ministro Antonio Eustáquio Andrade Ferreira. “O caso me traz muita preocupação, pois a região do Vale gera em média 240 mil empregos diretos, e não podemos cruzar os braços diante de uma situação como essa. A produção não pode ser interrompida por não ter fiscais federais suficientes, isso causaria um impacto significativo na economia do país, espero contar com a sensibilidade do governo federal para solucionar o impasse”, declarou Adolfo Viana.
O documento tem como justificativa evitar que a região do Vale do São Francisco, responsável pela produção de 96% da manga e 99% da uva exportadas pelo Brasil, sofra com prejuízos econômicos e sociais.
A indicação apresentada pelo parlamentar tem como base a denúncia da Associação dos Produtores e Exportadores de Hortifrutigranjeiros e Derivados do Vale do São Francisco (VALEXPORT), que estão com receio de não conseguirem cumprir os contratos já firmados com os importadores e redes de supermercados dos EUA. O que pode gerar multas pelo descumprimento, além de perdas irreparáveis.
Assessoria de Comunicação do deputado estadual Adolfo Viana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário