quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Missão do Banco Mundial visita projetos do ProRural no Sertão

Terra 1
Representantes do Banco Mundial estiveram nos municípios de Lagoa Grande e Santa Cruz, no Sertão do São Francisco, realizando visitas a projetos produtivos e de infraestrutura hídrica, apoiados pela Secretária de Agricultura e Reforma Agrária, por meio do ProRural. Acordo de empréstimo celebrado entre o Governo do Estado e a instituição financeira, movimentará recursos da ordem de US$ 178 milhões, no projeto Pernambuco Rural Sustentável.
Na comunidade Malhada Real, em Lagoa Grande, os representantes do Bird, Edward Bresnyan  e Gregor Wolf, acompanhados do gerente geral do ProRural, Walmar Jucá e da superintendente técnica, Rita Guilherme, conheceram uma experiência bem sucedida de associativismo na área de fruticultura irrigada. Quatorze famílias da Associação dos Moradores de Malhada Real dedicam-se, em cinco hectares, a produção de uvas das variedades Itália e Benitaka.
 “Temos uma produtividade média de trinta toneladas por hectare, em duas colheitas por ano”, explica o agricultor, Francisco Lopes. A associação é apoiada pelo ProRural, por meio de projeto de mecanização agrícola e faz parte do Fórum das Redes Produtivas. “Este é um bom exemplo que trabalhando de forma organizada, os produtores conseguem bons resultados”, avalia Bresnyan.
Santa Cruz – No município de Santa Cruz, a comitiva visitou a comunidade da Fazenda da Garça, onde está localizada uma barragem construída através de convênio da Associação dos Agricultores e Criadores de Caprinos com o ProRural. Com capacidade de 93 mil m3, a barragem atende cerca de 500 famílias do município, beneficiando ainda, neste período de estiagem, várias comunidades de outras cidades, como Lagoa Grande e Dormentes. “Aqui é o nosso salvador da pátria, é um oásis para nós, principalmente durante este momento prolongado de seca”, diz o vice-presidente da associação, João Evangelista.
Pernambuco Rural Sustentável – Ação voltada para inclusão produtiva, o projeto apresenta entre suas principais estratégias, o Programa Territórios Produtivos. Com a criação de 57 Planos Territoriais de Redes produtivas, pretende-se fortalecer as principais cadeias produtivas, a exemplo da fruticultura, caprinocultura e bovinocultura. “O objetivo principal é elevar o nível de produção e renda dos produtores familiares no Estado”, explica o gerente geral do ProRural, Walmar Jucá.
Programa ProRural – Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária – Governo de Pernambuco
Comunicação ProRural
Danyele Spencer

Nenhum comentário:

Postar um comentário